Como Acabar com a Procrastinação Agora: Anote suas Ideias


Já se sentiu sobrecarregado por ter uma enorme lista de coisas a fazer?
Já deu o seu melhor para fazer tudo mas teve a sensação que as horas correm mais rápido do que você mesmo e precisaria um dia de 48 horas?
Se respondeu “Sim” bem-vindo na família!

Se a coisa pode te aliviar saiba que este peso que gera uma sensação de grande desconforto não acontece devido ao número de tarefas não concluídas; ele vem do jeito que você processa as ideias e planos de ação. 

Segundo o Efeito Zeigarnick, todo pensamento incompleto ocupará a mente até que você escreva ou elabore um plano sobre a maneira de executá-lo. Falando simples se você não liberar espaço em sua cabeça eliminando ou concretizando suas ideias, elas irão impactar negativamente a sua capacidade de manter o foco em tarefas atuais. 
Isso tem como consequência o hábito de procrastinar constantemente.

Se reconheceu nesse quadro? 
Sossega porque tenho uma ótima notícia para você: isso tudo tem solução.
Começa a criar o "hábito de anotar as ideias” das mais simples até as mais estruturadas, ao fazer isso você libera espaço na sua mente e pode manter o foco nas tarefas atuais. 
Manter a mente ocupada com múltiplos pensamentos reduz sua capacidade de concentração, dessa forma você nunca estará 100% comprometido com projeto com o qual está lidando.

Pode me dizer que é mais fácil dizer do que fazer porque na realidade pensamos continuamente, surgem inúmeras ideias todos os dias em horas e lugares mais diferentes, desde a hora em que estamos no mercado até no meio da noite quando acordamos com aquela sensação que uma grande ideia acaba de invadir nossa cabeça. 
Concordo totalmente e por isso te convido a continuar sossegado porque existem duas formas de captar ideias.

A primeira, simples, antiga mas sempre valida e eficaz é providenciar papel e caneta. Onde você for leve uma agenda ou caderno para anotar resumidamente os pensamentos e ideias que surgem, pode caprichar na cor ou formado, o que mais importa é que se torne fiel companheira de viagem. 

Outra opção, mais moderna é a agenda virtual (existem várias online disponíveis gratuitamente e com conexão ao celular) que facilita, além da escritura o armazenamento de outros recursos visuais e auditivos aos quais você em qualquer momento pode rapidamente acessar.

Imagino que esteja pensando que escrever todas as ideias é coisa de velho com memória fraca mas garanto que se surpreenderá com a utilidade deste novo hábito. Fazendo isso todos os dias ajudará sua mente a ficar “limpa” e “focada no agora”: sua produtividade aumentará de forma sensacional trazendo como consequência mais tempo livre e uma diferente qualidade de vida.

Diego o que vou fazer com minha agenda ou caderno repleto de anotações?
Excelente pergunta. Periodicamente, recomendo uma vez por semana, leia todas as anotações e comece a elaborar um plano de ação para cada ideia que surgiu, e depois estabeleça as prioridades (utilize o Princípio de Pareto 80/20). Algumas ideias poderão ficar semanas, até meses na agenda sem serem executadas, continue sossegado, sem ansiedade, porque como diz um velho ditado: “Tudo acontece na hora certa”.

Boas anotações e faça agora o que estabeleceu fazer agora porque deixar para depois irá gerar insatisfação e desconforto a largo prazo.

®© Diego Trambaioli
Compartilhar no Google Plus

About Diego Trambaioli

    Comentar no Google+
    Comentar no Facebook