Como Acabar com a Procrastinação Agora: Crie Listas de Projetos


Muitas vezes deixamos de definir de forma clara e especifica um projeto com o resultado que isto nos leva a procrastinar porque é simples adiar algo quando temos a sensação que precisamos fazer um determinado passo antes de começar. 
Estamos à espera da “boa oportunidade”, da “hora certa” mas na realidade é toda uma desculpa para esconder a realidade: ainda não foram definidos devidamente os passos específicos para agir.

A única solução que existe é definir claramente e objetivamente todas as tarefas que devem ser realizadas para cada projeto.

Entendo perfeitamente seu pensamento, aquela ansiedade e as dezenas de perguntas interiores porque todos passamos por isso pelo menos uma vez na vida: começar um novo projeto pode ser assustador. 
Fala verdade quantas vezes evitou agir porque o novo projeto parecia extremamente desafiador e difícil?
Se aconteceu pelo menos uma vez fique tranquilo e seja bem-vindo na família. Se desejar eliminar a desculpa da “hora certa” e do “quando se apresentar uma boa oportunidade” encontre 5 minutos e siga lendo o que vou te dizer.

Preparado? 
Parabéns! Decidindo continuar na leitura fez um passo à frente demonstrando vontade e atitude para acabar com a procrastinação.

Quando deseja enfrentar um novo projeto mantenha a cabeça fria e comece a dividir tudo em etapas com passos simples de seguir, o que antes te parecia extremamente difícil e quase impossível acabou de se transformar em tantas “pequenas ações possíveis”.

Este é o primeiro simples segredo para enfrentar um ou mais projetos. Uma vez que criou uma sequência de tarefas segmentando a lista de projetos deve dirigir a sua atenção o seu foco no primeiro passo que planejou fazer esquecendo momentaneamente os restantes (não adianta se preocupar com a oitava tarefa a ser executada antes de ter terminado com proveito as primeiras sete). 
Agindo dessa forma e cumprindo com ordem cada tarefa você estará mais focado no seu trabalho e ao mesmo tempo ganhando a batalha contra a procrastinação. Não se preocupe com o resultado final, mantenha o foco na tarefa que está executando fazendo o melhor que pode nas melhores condições possíveis; o resultado final será a lógica consequência. 

Diego quais projetos posso segmentar?
Perguntas mais que pertinente. Todo tipo de projeto pode ser listado desde sua vida familiar e pessoal até sua carreira profissional.
Lembra que cada lista para ser eficaz precisa ser bem detalhada e pode ser atualizada ou modificada quando for necessário. 

Por exemplo pode criar uma lista para cada um desses três projetos:
1) Fazer uma reforma em casa.
2) Mudar de emprego.
3) Eliminar peso.

Antes de tudo utilize uma folha para cada projeto para evitar de misturar as tarefas. Estabeleça o objetivo que deseja fortemente alcançar e logo comece a executar o primeiro item da lista, identificando ao longo do caminho se, quando e onde precisa modificar algum aspecto do planejamento. 
Você deve criar uma lista de passos interligados fazendo uma pergunta tanto simples quanto eficaz: “Qual é a próxima ação que preciso fazer?”.

O segredo do sucesso é tornar essa pergunta um hábito e se dar respostas simples, claras e objetivas evitando afirmações confusas e tarefas indeterminadas em termos de tempo, local e detalhes. Uma “não tarefa” por exemplo é escrever “descobrir como eliminar peso” porque isso quer dizer tudo e nada ao mesmo tempo.
Come posso então desenvolver minha lista?

Vou dar o exemplo do item 3: eliminar o peso.
1) Definir quanto quilos quero eliminar e o prazo em que irei alcançar o objetivo.
2) Fazer uma lista de comidas que posso eliminar a partir de hoje
3) Selecionar três nutricionistas que irei contatar o dia _______
4) Elencar as opções úteis para eliminar peso em ordem de preferência (exemplo: esporte ao ar livre, caminhada, academia, hidroginástica, controle alimentar etc.)
5) Para cada opção listar as alternativas: 1ª Jogar futebol 1 vez por semana, Caminhar todas as manhãs uma hora, listar as três academias mais próximas e perguntar condições e termos de adesão, visitar três piscinas para decidir em qual e quantas vezes por semana fazer hidroginástica, estabelecer um cardápio equilibrado e agradável com o nutricionista, etc.
6) Escrever em detalhe todas tarefas semanais e executá-las.
7) Tornar a nova rotina um hábito

É evidente que a lista pode ser bem mais especifica, poderia por exemplo pesquisar sobre os benefícios do emagrecimento, quais atividades proporcionam os melhores resultados, como o excesso de peso pode prejudicar a saúde, enfim mais detalhada, clara e simples será a segmentação mais probabilidade você terá de executar cada passo de forma excelente se aproximando a um resultado final extremamente satisfatório. 

Para garantir o sucesso final as palavras chave são ação e inteligência: faça, analise e corrija sua lista quando precisar para que seja sempre coerente com o resultado final que se determinou alcançar; elimine as tarefas feitas e continue trabalhando em um projeto até que o mesmo esteja concluído. 
Faça no mínimo uma ação a cada dia, mesmo a menor que pode lhe parecer insignificante mantem você conectado constantemente ao seu projeto reforçando a disciplina e o hábito.

Estou vendo você sorrir achando que exagerei e que tudo isso é um trabalho desnecessário, mas garanto que você irá se surpreender com as frequentes visitas da procrastinação quando terá a incerteza de por onde começar.  
Criar o projeto é o segredo do êxito, isto funciona porque você estará constantemente em ação eliminando o medo do fracasso por estar, ao longo do processo, tomando medidas e aprendendo lições valiosas úteis a corrigir o rumo mesmo quando aparecer uma pequena dúvida.

Acredite se quiser e boas realizações.

®© Diego Trambaioli
Foto: Google Search

Compartilhar no Google Plus

About Diego Trambaioli

    Comentar no Google+
    Comentar no Facebook