Como Acabar com a Procristinação Agora: Crie Lembretes para Tarefas Rotineiras


Uma solução prática e simples para evitar de procrastinar as tarefas que você já fez inúmeras vezes é criar um sistema de execução passo a passo valido para todas, nas várias áreas de sua vida.

Pensem nas grandes franquias internacionais como McDonald’s, Burger King ou Subway, todas vendem produtos de qualidade inferior à média e mesmo assim são líderes mundiais de venda. 
Então o que acontece com eles? 
Simplesmente eles criaram um sistema organizado e valido para cada tarefa, tudo é planejado, nada deixa espaço a interpretação: são fornecidas instruções detalhadas, relativamente simples a serem seguidas, para cada funcionário. Quem trabalha nestes colossos da alimentação é simplesmente seguir estas listas de tarefas para se tornar um ótimo funcionário e fazer um trabalho adequado.

Aqui não estamos falando da qualidade da comida, estamos analisando a eficácia da organização e do planejamento destas grandes empresas que podem ser consideradas exemplos de sucesso.

Entendo sua dúvida: “Como podem me ajudar McDonald’s, Burger King ou Subway?” e logo respondo. 
Podem ser um exemplo, ou seja quando você costuma fazer uma determinada tarefa regularmente, inclua a mesma em uma lista de verificação pontual passo a passo criando um sistema.

Como pode fazer isto?
É um processo fácil, somente precisa dedicar tempo na análise e organização: antes de tudo estabeleça o que costuma fazer semanalmente. Somente depois identifique as tarefas que exigem várias etapas (por exemplo escrever um artigo para seu blog, planejar férias, tarefas domesticas e muito mais...). 
Uma vez identificados todos os seus processos precisa transformá-los em sistemas passo a passo. Isto é um trabalho bem parecido à criação de uma lista de projetos em que cada item requer uma única ação.

De forma prática quando você precisa escrever um artigo por semana pode criar um sistema passo a passo da seguinte forma:
01) Estabelecer o assunto e o dia.
02) Estabelecer o tamanho do artigo.
03) Pesquisar informações úteis (internet) para escrever o texto.
04) Organizar as informações em uma ordem lógica.
05) Escrever o rascunho.
06) Pedir um feedback para pessoas competentes no assunto escolhido.
07) Escrever o texto.
08) Revisar e corrigir os erros.
09) Publicar no seu blog.
10) Divulgar através do serviço mailing e redes sociais.

O sistema de criar um processo é simples e funciona para qualquer área de sua vida que requer tarefas repetidas. 
Organizar tudo passo a passo torna o processo mais rápido porque para qualquer coisa faça saberá sempre qual ação específica precisa ser tomada ao iniciar um projeto que tem se tornado rotina.

Você pode me dizer que criar uma lista de verificação de processos é somente um trabalho extra que pode levar a procrastinação ao invés de resolver o problema. 
É claro que respeito sua opinião, porem acredito que seja verdadeiro o contrário: criar uma lista de verificação passo a passo para tarefas rotineiras torna extremamente simples a conclusão das tarefas reduzindo sensivelmente a margem de erro porque você abandona qualquer tipo de improvisação simplesmente seguindo cada passo, que já tem se demonstrado eficaz no passado, ao longo do caminho.

Sendo a realidade em continua evolução é importante que fique sempre atento e procure maneiras de melhorar e atualizar este processo para que mantenha sempre eficácia ao longo do tempo.
Para fazer tudo isso pode utilizar o mesmo fichário ou caderno de sua lista de projetos dedicando uma página para cada processo de rotina, anotando as ações que precisam ser concluídas e, sobretudo, seguindo o passo a passo cada vez que estiver fazendo uma tarefa rotineira. 

®© Diego Trambaioli
Foto: Google Search

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