Como Acabar com a Procrastinação Agora: Agrupe Tarefas Rotineiras Semelhantes


Existem na vida de cada pessoa algumas pequenas tarefas que levam alguns minutos para ser concluídas, mas que muitas vezes acabam sendo esquecidas por causa do ritmo agitado do dia a dia. 
Estas tarefas são o inverso de projetos ou processos; são ações simples e importantes que precisamos concluir regularmente, mas mesmos assim é fácil esquecê-las, a não ser que você tenha desenvolvido o hábito específico de fazê-las todos os dias. 
A solução mais simples para executá-las pontualmente é colocá-las juntas em um grupo para desencadear todos os dias o gatilho que irá impedir qualquer esquecimento.

Mas como podemos fazer isso?
Provavelmente de forma inconsciente muitos de vocês já o fizeram e mesmo assim vamos ver concretamente de que estamos falando.
Agrupar semelhante significa incluir no mesmo grupo uma série de tarefas importantes que precisam ser desenvolvidas em um momento especifico do dia. 
Por exemplo durante a rotina matinal podemos construir um processo passo a passo, partindo da primeira tarefa, que é acordar, até chegar a ligar o carro na garagem para sair de casa. 

01) Acordo as 7h00
02) Vou na cozinha 
03) Abro a geladeira, bebo água e coloco água para ferver
04) Vou ao banheiro.
05) Lavo o meu rosto.
06) Volto para a cozinha e coloco o café em quanto o pão esquenta.
07) Volto para o quarto e arrumo a cama.
08) Escolho a roupa que irei colocar para sair.
09) Volto para cozinha, arrumo a mesa e tomo café da manhã.
10) Deixo a xícara na pia.
11) Vou até o banheiro e tomo banho.
12) Escovo os dentes.
13) Vou até o quarto e visto as roupas para sair.
14) Ligo o celular e pego a chave do carro.
15) Saio do apartamento e vou até meu carro na garagem.

Parece uma loucura escrever essa lista de ações rotineiras, mas isso favorece a criação do hábito e torna isto automático e efetivo. 
Nunca mais irão esquecer estes pequenos dias do dia a dia ... fala verdade nunca esqueceu de escovar os dentes ou, uma vez na frente do seu carro se deu conta de ter esquecido a chave?

Executar estas pequenas e simples tarefas parece uma coisa obvia, mas quando temos algum esquecimento isto acaba nos atrasando ou aborrecendo, portanto eis uma técnica simples, eficaz e consistente.

Outra ferramenta poderosa de administração do tempo como a Técnica Pomodoro nos ajuda também a desempenhar um grupo de tarefas rápidas e simples.

Utilizar o método de agrupamento para controlar e executar pequenas atividades produz uma série de efeitos positivos. 
Primeiro, você cumprirá todas essas pequenas tarefas que precisam ser executadas diariamente e segundo, evitará desperdiço de tempo para executar o que foi esquecido. Isto se traduz em mais tempo a disposição para executar as tarefas que produzem 80% dos seus resultados.
Lidar com tarefas em grupos é uma maneira eficaz de fazer as coisas rapidamente, sem perder o foco. 
Criando um processo, a procrastinação para de ser uma opção porque você não irá "escolher" o que fazer da próxima vez, simplesmente irá fazer tudo o que está escrito na lista.

®© Diego Trambaioli



Compartilhar no Google Plus

About Diego Trambaioli

    Comentar no Google+
    Comentar no Facebook