Como Acabar com a Procrastinação Agora: Desenvolva Processos e Projetos Individuais


Uma reação muito comum quando estamos sobrecarregados de tarefas é tentar fazer tudo ao mesmo tempo; à primeira vista pode parecer uma solução perfeita para otimizar o tempo, mas na realidade nunca estaremos satisfeitos com o resultado alcançado. 

Qual é o problema? 
Simplesmente atividades múltiplas normalmente trazem mais problemas que soluções. Muitas vezes, quando você divide sua atenção em duas ou mais tarefas, está dedicando metade (ou menos) do esforço e produzindo metade (ou menos) em termos de resultados. 

Abandone o hábito de reunir atividades separadas ao mesmo tempo e adquira o hábito de trabalhar as atividades individualmente.
Focando em uma atividade individual você se concentra totalmente em concluir os projetos e processos logo que possível. 
Resultado? Você torna-se muito mais efetivo e toma medidas imediatas para todas as tarefas que estiverem em sua programação diária.

Um exemplo típico de tarefa repetida com consequente desperdiço de tempo é ter o hábito de ler e-mails no celular. Se você decidir executar uma única atividade, removeria o aplicativo para ler e-mail do seu smartphone e iria ler as mensagens somente quando estivesse em condição de agir com relação a elas.

Focar em uma atividade única resulta ser também uma estratégia eficaz para projetos de longo prazo. 
Muitas pessoas costumam começarem várias tarefas contemporaneamente criando a largo prazo uma sensação de perda de tempo. 
A estratégia mais eficaz é concentrar própria energia em completar um projeto antes de iniciar outro. 
Agindo desta forma conseguirá desenvolver mais atividades, e isto irá torná-lo muito mais motivado com a tarefa.

Vamos fazer um exemplo, pensamos que você seja um artesão que depende do lucro residual de cada peça concluída. Você tem seis semanas para entregar seis peças. 
Como se comportaria para ser mais eficaz?
Primeira possibilidade: Trabalhar numa peça de cada vez e entregar uma por semana.
Segunda possibilidade: Trabalhar um pouco em cada peça, terminando todas as seis peças entregando todas na sexta semana.
Se escolheu a primeira opção você fez a melhor escolha possível em termos de eficiência.
Vamos ver porquê...
Na 1°semana, você conclui a peça número 1. Na 2° semana realiza a peça número 2, enquanto ganha dinheiro vendendo a peça número 1. Na 3° semana completa a peça número 3, enquanto gera renda com as peças número 1 e 2. A mesma coisa se repete para as semanas 4, 5 e 6.

Justamente você pode me dizer que a maioria das pessoas não tem o benefício de uma renda residual, mas você ainda pode obter grandes vantagens ao concluir as tarefas individuais ao longo de sua vida. 
Todas as vezes que você conclui o que começa, fechará um processo/projeto que consome sua energia mental e irá criar a motivação necessária para seguir em frente enfrentando novos desafios e realização de um grande trabalho.
Eis um dos grandes segredos de produzir de forma eficaz.

®© Diego Trambaioli


Compartilhar no Google Plus

About Diego Trambaioli

    Comentar no Google+
    Comentar no Facebook