Os gestos ao fumar
Os gestos que se fazem ao fumar podem ter muita importância quando se julga a atitude de uma pessoa.
Fumar cigarros, como fumar em cachimbo, é um deslocamento da tensão interna que permite demorar as coisas. Não obstante, o fumante de cigarros toma suas decisões mais rapidamente que o fumante de cachimbo. Na verdade, quem fuma cachimbo precisa de mais tempo que o proporcionado por um cigarro.
O ritual do cigarro compreende uma série de mini gestos, como golpear o cigarro, fazer cair a cinza ou movê-lo, e que indicam que a pessoa está experimentando mais tensão que a normal.
Um sinal concreto indica se a pessoa tem uma atitude positiva ou negativa a cada momento: a direção em que exala a fumaça. A pessoa que tem uma atitude positiva, que se sente superior ou que confia em si mesmo, exala para cima a maior parte do tempo.
Ao contrário, quem está em atitude negativa, de suspeita, exala para baixo quase todo o tempo. Soprar para baixo por um lado da boca índica uma atitude de reserva ou mais negativa. Tudo isto é válido apenas nos casos em que o fumante não exala para cima com a finalidade de não incomodar aos demais; nesses casos, exalará para qualquer lado.
Exalar a fumaça pelo nariz indica que a pessoa se sente segura e superior.
A fumaça vai para baixo somente pela posição das fossas nasais e a pessoa frequentemente se joga para trás para exalar.
Se a cabeça do indivíduo está inclinada para baixo quando exala pelo nariz, está zangado e trata de parecer feroz como um touro enfurecido.
Em geral, se utilizam os charutos para expressar superioridade devido a seu custo e tamanho.
Os gestos com os óculos
Todos os objetos auxiliares que o homem utiliza proporcionam oportunidades para fazer muitos gestos reveladores, e esse é o caso dos que usam óculos.
Um dos gestos mais comuns é pôr na boca a ponta de uma haste.
O ato de pôr objetos contra os lábios ou na boca representa uma tentativa de reviver a sensação de segurança do bebê que suga o peito da mãe, o que significa que o gesto de levar os óculos à boca é um gesto de afirmação da própria segurança.
Os fumantes usam os cigarros com a mesma finalidade das crianças que chupam o polegar.
Os atores dos anos 20 e 30 usavam o gesto de olhar por cima dos óculos para representar uma personalidade analítica e critica.
Mas também pode ser que a pessoa esteja usando óculos para ver de perto e ache mais cômodo simplesmente olhar por cima deles do que tirá-los.
Olhar por cima dos óculos pode ser um grave engano, porque a pessoa olhada se defenderá cruzando os braços, as pernas e adotando uma atitude negativa.
Os que usam óculos devem tirá-los quando falam e usá-los enquanto ouvem. Isso não só relaxa a outra pessoa, mas também permite ao que usa óculos o controle da situação.
O outro percebe logo que quando aquele com quem está dialogando tira os óculos, ele não deve interrompê-lo, e só pode falar quando a outra pessoa os põe
Fonte: Desvendando os segredos da linguagem corporal
Foto: Google Search
0 commenti:
Posta un commento