Linguagem Corporal: Expressão Facial


Os sinais faciais têm um papel chave na comunicação. 
Basta ver como nas conversas telefônicas a ausência destas expressões reduzem significativamente a disposição do receptor para interpretar as mensagens. Essas expressões são, também, os indícios mais precisos do estado emocional de uma pessoa.
Assim interpretamos a alegria, a tristeza, o medo, a raiva, a surpresa, o asco ou o afeto, pela simples observação dos movimentos do rosto de nosso interlocutor.
Provavelmente, o ponto mais importante da comunicação facial encontraremos nos olhos, o foco mais expressivo da face. 
O contato ocular é um sinal chave em nossa comunicação com outros. Assim, a longitude do olhar, quer dizer, a duração do contato ininterrupto entre os olhares, sugere uma união de mensagens.
A comunicação ocular é, possivelmente, a mais sutil das formas de expressão corporal.

Os sinais com os olhos
Nas mesmas condições de luminosidade as pupilas se dilatam ou se contraem segundo a atitude da pessoa. 
Quando alguém se entusiasma as pupilas se dilatam até ter quatro vezes o tamanho normal. Mas quando alguém está de mau humor, zangado ou tem uma atitude negativa, as pupilas se contraem 
Os olhos são muito usados na conquista amorosa. 
Aristóteles Onassis usava óculos escuros para seus entendimentos comerciais a fim que seus olhos não revelassem seus pensamentos. 
Quando uma pessoa é desonesta ou tenta ocultar algo, seu olhar enfrenta o nosso menos que um terço do tempo. Mas, quando alguém sustenta o olhar mias que dois terços do tempo, acha o interlocutor atraente ou sente hostilidade e está enviando uma mensagem não verbal de desafio. 
Para conseguir uma boa relação com outra pessoa, deve-se olhar para ela durante 60 ou 70% do tempo, assim a pessoa começa a sentir simpatia pela outra.

O olhar de negócio
Quando se está falando de negócios deve-se imaginar um triângulo na testa da outra pessoa. Então se mantém o olhar dirigido a essa zona e não desce para baixo, e o outro perceberá que você fala a sério.

O olhar social
Quando o olhar vai para baixo do nível dos olhos se desenvolve uma atmosfera social. Nos encontros sociais o olhar se dirige ao triângulo formado entre os olhos e a boca.

O olhar íntimo
Percorre os olhos, passa pelo queixo e se dirige para outras partes do corpo. Se a pessoa estiver interessada devolverá um olhar do mesmo estilo.

As olhadas de esguelha
Usam-se para transmitir interesse amoroso se forem combinadas com uma elevação nas sobrancelhas e um sorriso, ou hostilidade se combinarem com as sobrancelhas franzidas ou para baixo.

Fonte: Desvendando os segredos da linguagem corporal

Compartilhar no Google Plus

About Diego Trambaioli

    Comentar no Google+
    Comentar no Facebook