Linguagem Corporal: Gestos com as Pernas


Cruzamento de pernas
As pernas cruzadas, como os braços cruzados, indicam a possível existência de uma atitude negativa ou defensiva. 
A princípio, o propósito de cruzar os braços sobre o peito era defender o coração e a região superior do corpo. Cruzar as pernas é a tentativa de proteger a zona genital.
O cruzamento de braços assinala uma atitude mais negativa que cruzar as pernas, e é mais evidente. 
Terá que tomar cuidado quando se interpretam os gestos de cruzar as pernas de uma mulher, pois muitas foram ensinadas que "assim se sentam as damas". 
Há duas maneiras fundamentais de cruzar as pernas estando sentado: o cruzamento padrão e o cruzamento em que as pernas desenham um 4.

O Cruzamento de pernas padrão
Uma perna se cruza nitidamente por cima da outra; em geral, a direita sobre a esquerda. Este é o cruzamento normal para os europeus, britânicos, australianos e neozelandeses, e indica uma atitude defensiva, reservada ou nervosa. 
Entretanto, este gesto é de apoio a outros gestos negativos e não deve ser interpretado isolado do contexto.


Cruzamento de pernas norte-americano em 4
Este cruzamento de pernas indica que existe uma atitude de competência ou discussão. É a posição que usam os norte-americanos. Isso significa que é um gesto de difícil interpretação se efetuado por um norte-americano durante uma conversa, mas é muito claro quando feito por um súdito britânico.
Quando as pessoas não se conhecem e estão conversando, seus corpos com braços e pernas cruzadas estão demonstrando uma atitude fechada, enquanto que à medida que comecem a sentir-se confortáveis e a conhecer-se, começa o processo de abertura e adotarão uma posição mais relaxada e aberta.


Cruzamento de tornozelos
Tanto o cruzar de braços como de pernas assinala a existência de uma atitude negativa ou defensiva, e o cruzamento de tornozelos indica o mesmo. 
A versão masculina do cruzamento de tornozelos se combina frequentemente com os punhos apoiados sobre os joelhos ou com as mãos segurando com força os braços da poltrona. 
A versão feminina é apenas diferente: mantêm os joelhos juntos; os pés podem estar para um lado, e as mãos descansam uma ao lado da outra ou uma sobre a outra, apoiadas nas coxas.
Em uma entrevista de venda, quando o entrevistado cruza os tornozelos está "mordendo os lábios" mentalmente. 
O gesto assinala a dissimulação de uma atitude ou emoção negativa: nervosismo ou temor.


Cruzamento de pés
É um gesto quase exclusivamente feminino. 
Um pé se engancha na outra perna para fortalecer a atitude defensiva. 
Quando aparece este gesto, pode estar certo de que a mulher se fechou nela mesma, retraindo-se como uma tartaruga em sua carapaça. 
Um enfoque discreto, amistoso e quente é o que você necessita, se deseja abrir a carapaça. Esta posição é própria das mulheres tímidas.


Fonte: Desvendando os segredos da linguagem corporal


Compartilhar no Google Plus

About Diego Trambaioli

    Comentar no Google+
    Comentar no Facebook