Os Segredos dos Mentirosos: Como Descobrir Quem Mente [Video]





O sonho da maioria das pessoas é saber com absoluta certeza se quem estiver na nossa frente está mentindo ou falando verdade. 
Inúmeros estudos sobre o assunto foram feitos e a questão chamou a curiosidade geral ainda mais após o sucesso de filmes e seriados onde se exaltam as capacidades de “mentalistas” e expertos que detectam mentiras através da leitura de micro expressões do rosto.

Duas perguntas vêm de forma natural: estas técnicas são realmente eficazes? 
Qualquer pessoa pode aprender e utilizar estas ferramentas para descobrir quem mente entre nossos conhecidos?

O interesse para detectar os mentirosos é particularmente vivo entre as companhias de seguros que, segundo a l’ACFE (Association of Certified Fraud Examiner), por causa de fraudes, falsos testemunhos e enganos somam a cada ano um dano econômico de aproximadamente 3,5 trilhões de dólares. 

Se isto é o preço que os seguros devem enfrentar anualmente o que podemos sobre o custo social e moral causado para uma mentira que talvez nem pode ser quantificado exatamente na hora em que perdemos confiança em alguém?

Vamos ver agora os 10 principais métodos para descobrir os mentirosos que são indicados pela experta americana Pamela Meyer autora do livro Liespotting - 10 dicas para descobrir um mentiroso.

A doutora Meyer, depois ter conseguido o MBA na Harvard Business School, trabalhou durante anos com um time de pesquisadores expertos para identificar micro expressões faciais, conduzir interrogatórios e analisar declarações juramentadas. 
Atualmente ocupa o cargo de CEO na sociedade de consultoria Calibrate que é procurada por administrações públicas e empresas privadas que desejam implementar as melhores técnicas anti-mentiras.
Durante a experiência decenal identificou os 10 comportamentos típicos do mentiroso patológico. 



Muitas vezes o contador de mentira profissional:

1) Reforças suas afirmações com frases feitas.

2) Coloca distância entre si e o objeto do discurso. 

3) Te olha fixamente nos olhos.

4) Sorri muito e muitas vezes de forma não natural.

5) Antes de responder repete a pergunta que você fez.

6) Utiliza expressões contraditórias 

7) Enriquece a conversa de uma multidão de detalhes irrelevantes.

8) Não consegue contar novamente a versão dos fatos começando do final.

9) Procura criar uma barreira com o interlocutor.

10) De forma inconsciente dispõe os pês em direção da saída. 

É evidente que os 10 indícios considerados singularmente não podem representar prova certa de mentira, mas se durante uma conversa consegue perceber numerosos destes indícios, existem grandes possibilidades que você esteja escutando falar a reencarnação de Pinóquio.

®© Diego Trambaioli
Foto: Google Search
Clique aqui e baixe o PDF do Texto Completo

Neste vídeo de uma palestra no TED a Doutora Meyer nos explica alguns dos pontos acima apresentados.




P.S. Se achar que esta postagem possa ser útil para seus amigos, utilize os botões aqui em baixo para a compartilhar nas redes sociais. O apreciaria muito, obrigado.
Compartilhar no Google Plus

About Diego Trambaioli

    Comentar no Google+
    Comentar no Facebook

0 commenti:

Posta un commento