A Saudável Incompetência e o Segredo do Sucesso.

Meses atrás, como costumo fazer, estava preparando minha roupa a noite antes para sair de casa de manhã cedo e pegando um par de meias azul escuro na gaveta observei que tinha um furo em uma delas, pois sim as únicas meias disponíveis estavam furadas: um suor frio percorreu minhas costas, e agora como iria fazer? 

Pois sim admito com certo receio que em quatro décadas de vida nunca peguei fio e agulha para costurar meias, na verdade nunca costurei nada, sempre tive quem fiz isso para mim, mas agora estava sozinho, longe da família e sem o auxílio da empregada doméstica. 
Eu estava totalmente perdido olhando para uma meia com um furo na altura do calcanhar em quanto a meia parecia olhar para mim perguntando: “Diego o que é que vamos fazer agora?” 

Resumindo com minha total incompetência comecei a “costurar” e essa experiência, apesar da péssima costura, foi a origem de uma reflexão sobre desenvolvimento pessoal, sucesso e humildade verdadeira
Muitas vezes preferimos nos esconder atrás de “verdades confortáveis”, mas a realidade é que para realizar nossos sonhos precisamos de humildade e prática constante.

Sei que está se perguntando como me sentia com fio e agulha tentando costurar a bendita meia... Pode ter certeza que se tivesse gravado aquela cena podia se tornar a piada do ano; acredito que demorei mais de uma hora para “tapar” aquele buraquinho desafiador e nem faz ideia da quantidade de fio que precisei utilizar: resumindo em duas palavras me senti “um desastrado”.

Já pensou um coach profissional de 40 anos com experiência internacional, nesta situação entre o cómico e o grotesco, sentado no sofá e suando por não ter a mínima ideia de como costurar uma meia azul?
Foi naquele instante que pensei que em algum momento na vida todos nos sentimos “desastrados” em fazer algumas coisas que hoje fazemos quase perfeitamente.
Ao nascer não sabíamos nem andar, dar o primeiro passo foi um maravilhoso sucesso, tantas quedas preparam o terreno para esta primeira grande vitória. 
E o que me diz ao respeito do primeiro dia de escola e todos os desafios que ganhou para aprender a ler e escrever em português? 
Muitas habilidades que adquiriu ao longo do tempo e hoje em dia fazem parte de suas ferramentas pessoais pareciam grandes obstáculos a primeira vez que as enfrentou; talvez neste momento você sente-se um “desastrado” porque deseja fazer o aprender coisas que rotulou como extremamente difíceis ou impossíveis para suas capacidades. 
Será que isso é realidade ou somente produto de suas crenças?

Falando de mim, consegui costurar minha meia azul, demorei um bom tempo, gastei muito fio mas sai de casa com meias costuradas, uma grande satisfação e a vontade de aprender a lidar com agulha e fio.  

Esta experiência me fez pensar na diferença que existe entre Talento e Prática: será que eu posso me considerar um costureiro de talento? Absolutamente não, mas posso dizer que com um pouco de pratica hoje em dia posso costurar minhas meias razoavelmente bem sem suar e sem precisar de ninguém.

No livro “Fora de série” o sociólogo canadense Malcolm Gladwell afirma que, dependendo da disciplina que está sendo praticada, realizando 10.000 horas de prática qualquer um pode se tronar craque no setor desejado.

Hoje vivemos em uma sociedade que exalta "o tudo e agora", valoriza o talento natural e a sorte. Ganhar dinheiro com o mínimo esforço possível tornou-se “religião”, o sonho dos jovens é ser jogadores de futebol ou atrizes de novela porque “aquilo traz dinheiro” e quem não consegue ter rápido sucesso profissional quer ganhar na loteria (nunca como nas épocas de crise os jogos “da sorte” tem sucesso).
Esta sociedade ilude a maioria das pessoas apresentando o caminho rumo ao sucesso como algo fácil, imediato e sem grandes obstáculos, até ridiculiza quem soube alcançar grandes sucessos com determinação, esforço no trabalho e resiliência começando em condições desvantajosas.

Até o “negocio” do desenvolvimento pessoal nos iludiu propondo ferramentas milagrosas que com 10 minutos de prática diária nos proporcionam uma vida fantástica, inúmeros livros de autoajuda produziram pessoas que pensando no que desejam acreditam que tudo aquilo se possa realizar em poucos dias graças a “visualização” e a “Lei da atração”. 
Pena que isso na verdade não acontece de forma tão simples e imediata. 

A verdade é que se não temos um grande talento natural podemos utilizar uma ferramenta poderosa ao alcance de todos: a prática. 
Praticar não é simples, praticar significa parar de procrastinar. 
Praticar significa persistência, disciplina e sacrifício. 
Praticar significa aceitar de ser “desastrado” e ter vontade e humildade para aprender. 
Praticar significa enfrentar o medo do fracasso e da derrota. 
Praticar significa renunciar ao "tudo e agora" em troca de uma grande felicidade no futuro. 
Praticar significa se desafiar. E o desafio é agora.

Se você tem vontade, garra e disposição para “treinar” diariamente sem hesitação e sem desculpas acredita realmente que acabará derrotado? 
E se terá que enfrentar uma, duas três ou mais derrotas mesmo tendo aprendido a fazer o seu melhor dando o 100% para alcançar seus objetivos, acredita realmente que irá desistir? 
E se, por acaso, terá que desistir por causas independentes da sua vontade, acredita realmente que terá fracassado?

Pense nisso, não precisa responder imediatamente, mas saiba que com a pratica constante e o auxílio da humildade você pode fazer “milagres” assim como eu costurei um par de meias azul. Lembre-se sempre que todas as coisas antes de ser fáceis já foram difíceis.

®© Diego Trambaioli

Deixe um recado aqui em baixo e compartilhe sua opinião para contribuir ao meu conhecimento e aquilos dos leitores do blog. Muito obrigado mesmo!
Abraço. 

P.S. Se achar que esta postagem possa ser útil para seus amigos, utilize os botões aqui em baixo para a compartilhar nas redes sociais. O apreciaria muito, obrigado.

É muito mais fácil se queixar do azar, do destino e viver como público do filme da própria vida assistindo ao sucesso dos outros. Decidir ser protagonista requer determinação, firmeza e ação. Se você possui estas qualidades com certeza estará baixando esse e-book porque já sabe que uma longa caminhada começa pelo primeiro passo.. 

Preço: BAIXE GRÁTIS
Compartilhar no Google Plus

About Diego Trambaioli

    Comentar no Google+
    Comentar no Facebook

0 commenti:

Posta un commento