A Arte de Escutar para Ter Uma Vida Próspera em 5 Passos.


Uma comunicação de sucesso baseia-se na capacidade de escutar com atenção e empatia quem está falando, mas infelizmente essa habilidade parece estar perdendo de importância dia após dia. 
É por esta razão que quem possui a capacidade de escutar ativamente sabe comunicar de forma eficaz, deixar recados claros, ser assertivo e sobretudo alcançar objetivos concretos e reais. 

A falta de uma boa comunicação entre colegas de trabalho, chefes e funcionários, donos e clientes causa anualmente enormes prejuízos financeiros para pequenas, medias e grandes empresas tantos que hoje em dia o mercado prioriza profissionais que saibam escutar ativamente aos aqueles “tecnicamente fora de série”.

Você sabe qual é a diferença entre ouvir o que não pode evitar e escutar, ou seja prestar atenção ao que estão te contando?
A diferença é financeira, pessoal e social porque sabendo escutar pode ganhar mais dinheiro, ter uma vida pessoal e familiar mais feliz e relacionamentos sócias mais valiosos.

Para ter uma ótima capcidade de escutar ativamente e alcançar mais rapidamente seus objetivos a CommonLab India resumiu cinco formas básicas para praticar a arte da escuta de forma eficiente. 

1) Mostre interesse no ponto de vista alheio.
Todos temos uma opinião que na maioria das vezes é diferente da opinião dos outros, portanto é fundamental escutar as pessoas com a “mente aberta”, sem preconceito e prestando atenção nas palavras que o nosso interlocutor está pronunciando. 
Mostrar interesse naquilo que a outra pessoa está falando indica que está valorizando e opinião dela e automaticamente você se tornará uma pessoa com quem vale a pena conversar.

2) Mantenha o foco.
Manter o foco na pessoa que está falando e prestar atenção as palavras que está pronunciando são elementos fundamentais da escuta ativa. 
Para evitar distrações pense que a pessoa que está falando com você pode em qualquer momento te dar uma informação extremamente valiosa que fará toda a diferença em sua vida.

3) Evite interromper desnecessariamente.
Interromper sem uma razão importante quem está falando quebra o ritmo da conversa e pode enfraquecer a qualidade da comunicação. 
Quando você percebe a necessidade de interromper para expor sua opinião, segure-se e espere que o interlocutor tenha acabado de expor o próprio pensamento. Falando depois seu ponto de vista terá mais possibilidade de ser escutado ativamente e consequentemente avaliado.

4) Preste atenção a sua linguagem corporal.
A comunicação verbal representa pouco mais do 7% da comunicação total, portanto preste muita atenção a sua comunicação não verbal cuidando dos gestos, olhares, atitude e estilo. 
Sim falei de estilo também porque é evidente que sua roupa não fala, mas você é também julgado pela roupa que veste. Para que a escuta seja realmente ativa precisa manter coerência entre sua linguagem verbal e não verbal.

5) Tenha paciência.
Às vezes, sobretudo no trabalho existem pessoas que falam coisas que consideramos insignificantes, provocatórias e desnecessárias. Mesmo neste caso deixe a pessoa acabar de falar, se o assunto dele for totalmente provocatório, ao ouvir tudo o que ele disse você terá mais ferramentas para responder adequadamente e se ele falou “nada com nada”, com certeza não vale a pena responder para alimentar uma conversa que não leva a nenhum lugar.

Praticando estas 5 simples dicas poderá fazer uma grande diferença na sua vida aprendendo muito e se tornando uma pessoa com quem é extremamente prazeroso conversar.

®© Diego Trambaioli
Foto: Google Search


Deixe um recado aqui em baixo e compartilhe sua opinião para contribuir ao meu conhecimento e aquilos dos leitores do blog. Muito obrigado mesmo!
Abraço. 

P.S. Se achar que esta postagem possa ser útil para seus amigos, utilize os botões aqui em baixo para a compartilhar nas redes sociais. O apreciaria muito, obrigado.

É muito mais fácil se queixar do azar, do destino e viver como público do filme da própria vida assistindo ao sucesso dos outros. Decidir ser protagonista requer determinação, firmeza e ação. Se você possui estas qualidades com certeza estará baixando esse e-book porque já sabe que uma longa caminhada começa pelo primeiro passo.. 

Preço: BAIXE GRÁTIS
Compartilhar no Google Plus

About Diego Trambaioli

    Comentar no Google+
    Comentar no Facebook

0 commenti:

Posta un commento