Qual é a Relação entre Usain Bolt e a Produtividade?


Sabe quem é Usain Bolt?
Já ouvi falar desse tal de Bolt... Será aquele Bolt mesmo? 
O homem mais veloz do mundo, o Jamaicano que fez o recorde mundial correndo os 100 metros em 9”58? 
Sim é ele mesmo e aposto que tem curiosidade de saber o que tem a ver o atleta mais rápido do mundo com a produtividade.

Começamos com ordem. 
No artigo “Manage Your Energy, Not Your Time” pela Harvard Business Review os autores Tony Schwartz e Catherine McCarthy evidenciam a importância de privilegiar o controle da própria energia falando de sessões de trabalho extremamente intensas que podem ser comparadas ao esforço de um atleta que corre os 100 metros.
Eles dizem que as distrações custam e pular momentaneamente de uma atividade para outra como atender uma ligação, controlar a caixa de e-mails, etc, aumenta pelo menos do 25% o tempo necessário para completar a primeira atividade que começamos; este fenômeno é definido tecnicamente “switching time”. 
É muito mais eficiente focar totalmente a atenção numa atividade durante 90-120 minutos para depois fazer uma pausa antes de começar uma nova tarefa. 

Esta dedicação total durante um tempo relativamente breve pode ser pensada como os 9”58 em que Usain Bolton corre os 100 metros: foco e energia total na busca do recorde. 

Agora que ficou mais claro o que tem a ver Usain Bolto com a produtividade vamos ver o que dele podemos aprender.

1) Determine um objetivo claro.
Como Usain Bolt precisava de uma meta clara e evidente para correr em direção dela, você também precisa determinar claramente a sua determinando onde e quando quer realizar seu objetivo. 
Colocar local e prazo ajuda sua mente a manter o foco para você se tornar extremamente eficaz.

2) Use um timer.
Utilizar um timer para trabalhar é uma das melhores técnicas para aumentar o nível de produtividade como sugere também a Lei de Parkinson
O tempo, justo e objetivo é um grande motivador para o atleta que corre 100 metros. 
Acredita realmente que Usain Bolton tinha o tempo de olhar para os adversários? 
Absolutamente não, ele corria contra o tempo, cada passo, cada segundo é um desafio que somente com foco determinação e grande concentração pode ser enfrentado. 

Utilizar um timer durante o trabalho ou o estudo ajuda a:

- Criar uma urgência. De fato, colocar limites permite ultrapassar os próprios limites; somente na frente de uma meta a curtíssimo prazo conseguimos ter o melhor desempenho possível.

- Manter mais foco. De fato, ter um tempo limitado torna mais fácil se concentrar sobre as atividades fundamentais.

3) Evitar de pensar.
Usain Bolt quando corre os 100 metros durante 9”58 não pensa absolutamente em nada. 
Como sei disso? Ele mesmo o declarou, ele só corre e basta.

Agora se você ainda está pensando como definir um objetivo alguma coisa está dando errado, se você ainda está pensando qual timer utilizar para medir seu tempo alguma coisa está dando errado, se você ainda está pensando na praia onde irá descansar no fim de semana alguma coisa está dando errado, enfim simplesmente se você ainda está pensando em outros assuntos além da tarefa que precisa desempenhar alguma coisa está dando errado. 

Faça exatamente como um atleta que corre os 100 metros: para ser realmente produtivo oferecendo uma ótima performance evite pensar

Ok Diego, mas se não pensar em nada onde vai parar o meu foco?
Pergunta ótima, sabia que iria me questionar... 
Simplesmente libere a mente, deixe que ela se conforme a tarefa que você está desenvolvendo entrando naquela fase de fluxo de produtividade onde o tempo parece parar e a inspiração fluir espontânea. Pode ter certeza que fará o melhor trabalho possível nas condições em que está trabalhando.

4) Elimine as distrações.
Usain Bolt fez o primeiro recorde correndo os 100 metros em 9”69 e em 2009 bateu o próprio limite parando o relógio em 9”58. 
Você acredita que nestes poucos segundos ele se distraiu? 
Ele correu 11 centavos de segundo mais rápido, tempo que em uma corrida de velocidade representa uma eternidade e posso garantir que nenhuma distração é aceita. 

Se você também deseja alcançar o máximo da produtividade precisa fazer como o atleta jamaicano e eliminar todas as possíveis distrações. 

Mudando alguns comportamentos tenho certeza que alcançará grandes resultados, portanto que acha de:
- Deixar o celular na modalidade silenciosa e possivelmente em outro quarto em quanto trabalha?
- Desconectar internet se não estiver utilizando a rede para trabalhar?
- Se precisar de internet para fazer seu trabalho que tal deixar aberta somente a janela ativa que está consultando e desligar todas as notificações possíveis (facebook, e-mail, instagram, etc.)? 

As notificações são agentes distraidores poderosos, aposto seu salário que quando ouvir a vibração ou o barulho vem a tentação de ler quem escreveu, não é? 
Pois se cair na tentação pense nos 11 centavos de segundos de Bolt para recuperar imediatamente toda a firmeza necessária.

5) Se dê o direito de uma pausa verdadeira.
Uma pausa verdadeira é fundamental para recuperar energias físicas e mentais e se preparar para uma “nova corrida”. 
Não precisa pular de entusiasmo como fez o campeão jamaicano ao se confirmar o homem mais rápido do mundo, é suficiente descansar a mente para poder garantir novamente um desempenho de alta qualidade quando começar a próxima tarefa. 

Sei que você é uma pessoa extremamente produtiva, portanto o que aconselharia ao Usain Bolt para melhorar mais ainda a própria performance?


®© Diego Trambaioli
Foto: Google Search


Deixe um recado aqui em baixo e compartilhe sua opinião para contribuir ao meu conhecimento e aquilos dos leitores do blog. Muito obrigado mesmo!
Abraço. 

P.S. Se achar que esta postagem possa ser útil para seus amigos, utilize os botões aqui em baixo para a compartilhar nas redes sociais. O apreciaria muito, obrigado.

É muito mais fácil se queixar do azar, do destino e viver como público do filme da própria vida assistindo ao sucesso dos outros. Decidir ser protagonista requer determinação, firmeza e ação. Se você possui estas qualidades com certeza estará baixando esse e-book porque já sabe que uma longa caminhada começa pelo primeiro passo.. 

Preço: BAIXE GRÁTIS
Compartilhar no Google Plus

About Diego Trambaioli

    Comentar no Google+
    Comentar no Facebook

0 commenti:

Posta un commento